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Livro: Ivrim - Hebreus Cap: 7

1 Porque este Malkhi-tzdek, melech de Salém, kohen de ELohim Grandíssimo, que saiu ao encontro de Abraham quando este regressava da matança dos melechim, e o abençoou,
2 a quem também Abraham separou o maaser de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, melech de justiça, e depois também melech de Salém, que é melech de shalom;
3 sem ábba, sem ima, sem genealogia, não tendo princípio de yamim nem fim de vida, mas feito semelhante ao filho de ELohim), permanece kohen para sempre.
4 Considerai, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraham deu o maaser no meio dos melhores despojos.
5 E os que no meio dos filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a toráh, de tomar os maaser do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraham;
6 mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou maaser de Abraham, e abençoou ao que tinha as promessas.
7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 E aqui certamente recebem maaser homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.
9 E, por assim dizer, por meio de Abraham, até Levi, que recebe maaser, pagou maaser,
10 uma vez que ele estava ainda nos lombos de seu ábba quando Malkhi-tzdek saiu ao encontro deste.
11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico ( sob este o povo recebeu a toráh), que necessidade havia ainda de que outro kohen se levantasse, segundo a ordem de Malkhi-tzdek, e que não fosse contado segundo a ordem de Aharôn?
12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da toráh.
13 Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar,
14 visto ser manifesto que nosso Adon procedeu de Yehudah, tribo da qual Moshe nada falou acerca de kohanim.
15 E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Malkhi-tzdek se levanta outro kohen,
16 que não foi feito conforme a toráh de um mitzvá carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és kohen para sempre, segundo a ordem de Malkhi-tzdek.
18 Pois, com efeito, a mitzvá anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 ( a toráh nada aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de ELohim.
20 E visto como não foi sem prestar juramento (porque, na emet, aqueles, sem juramento, foram feitos kohanim,
21 mas este com juramento daquele que lhe disse: Jurou Yhwh , e não se arrependerá: Tu és kohen para sempre segundo a ordem de Malkhi-tzdek),
22 por isso mesmo, Yeshua foi feito fiador de um pacto superior.
23 E, na emet, aqueles foram feitos kohanim em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24 mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio vitalício.
25 Por conseguinte, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a ELohim, uma vez que vive sempre para interceder por eles.
26 Porque nos convinha tal sumo kohen, kadosh, inocente, imaculado, separado dos transgressores, e feito mais sublime que os céus;
27 que não necessita, como os sumos kohanim, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios transgressões, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.
28 Porque a toráh constitui sumos kohanim a homens que têm fraquezas, mas a palavra do juramento, que veio depois da toráh, constitui ao Filho, para sempre aperfeiçoado.


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