MENU

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |

Livro: Gálatas Cap: 3

1 ? insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à emet, a vocês, perante os olhos de quem Yeshua o Ungido foi exposto, pregado no madeiro, entre vocês?
2 Só quisera saber isto de vocês: recebestes o ruach pelas obras do legalismo (Techeit Nomosa) ou pela pregação da Emunah?
3 Sois vocês tão insensatos? Tendo começado pelo ruach, é pela carne que agora acabareis?
4 Será que padecestes tantas coisas em vão? Se é que isso foi em vão.
5 Aquele que vos dá o ruach, e que opera milagres entre vocês, acaso o faz pelas obras da toráh, ou pelo ouvir com emunah?
6 Assim como Abraham ¹creu em ELohim, e isso foi contado como justiça para ele.
[#29109] 7 Sabei, que os que são da emunah, esses são ¹filhos de Abraham.
[#29110] 8 Ora, prevemos nas Escrituras que ELohim havia de justificar por meio da emunah os não israelitas, anunciou previamente a boa nova a Abraham, dizendo: "Em ti serão abençoadas todas as nações".[Gn 22:18]
9 De modo que os que são da emunah são abençoados com o crente Abraham.
10 Pois tantos quanto forem seguidores das obras legalistas humanas aos mitzvot da torah, estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da toráh, para fazê-las.
11 Mas que ninguém é declarado tzadik (justo) ¹pelos legalismos dos homens (techeit nomosa) diante dos olhos de Yhwh , isso é evidente, porque o tzadik viverá pela Emunah;
[#29114] 12 e o legalismo humano não é produzido pela Emunah, mas todos que cumprirem estas coisas viverão por meio delas.
13 Ungido nos redimiu da maldição referente as violações da Torah, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
14 para que a bênção de Abraham chegasse aos não israelitas por meio de Yeshua o Ungido, a fim de que, por meio da emunah, recebêssemos a promessa do ruach.
15 Irmãos, falo como homem. Uma aliança, ainda que humana, uma vez confirmada, ninguém a anula, nem lhe acrescenta coisa alguma.
16 Ora, a Abraham e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Ungido.
17 E digo isto: um pacto anteriormente confirmada por ELohim no Ungido, a toráh, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar sem efeito a promessa.
18 Pois se da toráh provém a herança, já não provém mais da promessa; mas ELohim, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraham.
19 Logo, para que é a toráh? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de mensageiros, pela mão de um mediador.
20 Ora, um mediador não é de um só, mas ELohim é um só.
21 ? a toráh, então, contra as promessas de ELohim? De modo nenhum; porque, se houvesse uma toráh que pudesse dar vida, a justiça, na emet, deveria ser pela toráh.
22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do erro, para que a promessa por meio da emunah de Yeshua o Ungido fosse dada aos que creem.
23 Mas, antes que viesse a emunah, estávamos guardados debaixo da toráh, encerrados para aquela emunah que se havia de revelar.
24 De modo que a toráh era nosso guia para Ungido, a fim de que fôssemos justificados por meio da emunah.
25 Mas, depois que veio a emunah, já não estamos debaixo do guia.
26 Pois todos vocês são filhos de ELohim por meio da emunah no Ungido Yeshua.
27 Porque todos quantos fostes imergidos no Ungido vos revestistes do Ungido.
28 Não há yehudi nem grego; não há servo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vocês são um no Ungido Yeshua.
29 E, se são do Ungido, então são descendência de Abraham, e herdeiros conforme a promessa.


Comentários:

ID Passagem
29109 Gálatas 3 : 6
1 - "Creu": Crer não é apenas um sentimento, é preciso ação. O pai da fé obedeceu e cumpriu todos os mandamentos do Eterno. Em gênesis encontramos a seguite referência sobre Abraham: " uma vez que Avraham obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado (mandamento), os meus preceitos, os meus regulamentos e as minhas toratot.(leis)" Gn 26:5
_______________________________
29110 Gálatas 3 : 7
1 - "filhos de Avraham": Nosso pai na fé tem filhos de duas origêns; na fé e na genética. Ambos os descedentes devem ser fiéis ao Eterno assim como foi Abraham. Os mandamentos, as leis devem ser observados por aqueles que desejam fazer parte da família abraâmica. Observe o que foi escrito pelo rav Shaul: "Anulamos, a toráh por meio da emunah? De modo nenhum! Antes, estabelecemos a toráh. " Rn: 3:31
_______________________________
29114 Gálatas 3 : 11
1 "legalismo humano": A expressão "obras da lei" não implica o mesmo que cumprir a lei. "obras da lei" tem haver com o legalismo humano (techet nomosa) como meio de obter a salvação pelos próprios méritos, "cumprir a lei" tem a ver com a obediência por amor ao Eterno para kedushah (santificação) Fonte: Sefer das parashot de bereshit vol 1 página 243. autor: Jessé Corrêa de Oliveira
_______________________________