MENU

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |

Livro: Gálatas Cap: 2

1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Yerushalaim com Barnabé, levando também comigo a Tito.
2 E subi devido a uma revelação, e lhes expusa boa mensagem que prego entre os não israelitas, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão.
3 Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi obrigado a circuncidar-se [contra a própria vontade];
4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos no Ungido Yeshua, para nos ¹subordinar;
[#29086] 5 aos quais nem ainda por uma hora cedemos em sujeição, para que a emet da boa mensagem permanecesse entre vocês.
6 Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais em outro tempo tenham sido, nada me importa; ELohim não aceita a ¹aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram;
[#29088] 7 antes, pelo contrário, quando viram que a boa ¹mensagem da incircuncisão me fora confiado, como a Kefa o da circuncisão
[#29089] 8 (porque aquele que operou a favor de Kefa para o ¹missão da circuncisão, operou também a meu favor para com os não israelitas),
[#29090] 9 e quando conheceram a benevolência que me fora dada, Iaakov, Cefas e Yochanan, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos as nações, e eles à circuncisão;
10 recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência.
11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.
12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Iaakov, ele comia com os não israelitas; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão.
13 E os outros yehudim também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
14 Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a emet da boa mensagem, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo yehudi, vives como os não israelitas, e não como os yehudim, como é que obrigas os não israelitas a viverem como yehudim?
15 Nós, yehudim por natureza e não transgressores no meio dos não israelitas,
16 sabendo que o homem não é justificado pelas ¹obras legalistas da toráh, mas por meio da emunah de Yeshua o Ungido, também acreditamos em Yeshua o Ungido para sermos justificados por meio da ²emunah do Ungido, e não pelas obras legalistas da toráh; pelas obras legalistas da toráh nenhuma carne será justificada.
[#29098] 17 Mas se, procurando ser justificados pelo Ungido, nós mesmos somos também achados transgressores, é, acaso, o Ungido ministro do erro? De modo nenhum!
18 Porque, se torno a construir aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
19 Porque eu por meio da toráh, morri para o legalismo, a fim de viver para ELohim.
20 Estou pregado no madeiro com Ungido; no entanto, eu vivo, mas não eu, e sim, Ungido vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a por meio da emunah do filho de ELohim, que me amou, e a si mesmo se entregou por mim.
21 Não anulo a benevolência de ELohim; porque, se a justiça vem mediante o legalismo, logo Ungido morreu em vão.


Comentários:

ID Passagem
29086 Gálatas 2 : 4
1 - "subordinar": Alguns queriam que os gentios fossem obrigados a fazer a circuncisão contra a própria vontade, toda a lei deve ser obedecida por amor e não por aparência.
_______________________________
29088 Gálatas 2 : 6
1 - "aparência do homem": Mais uma vez o rabino Shaul fala contra a obediência por "aparência do homem". Muitas pessoas guardam a lei apenas para ser visto pelos homens.
_______________________________
29089 Gálatas 2 : 7
1 - "mensagem da incircuncisão": Significa pregar aos gentios incircuncisos, por isso ele chama "mensagem da incircuncisão", leia o versículo quarenta e nove (49) para ter mais compreensão do texto.
_______________________________
29090 Gálatas 2 : 8
1 - "missão da circuncisão": Significa pregar aos israelitas circuncisos.
_______________________________
29098 Gálatas 2 : 16
1 - "obras legalistas da toráh": É quando uma pessoa obedece falsamente a toráh, apenas para mostrar ao próximo. o legalista não obedece por amor, apenas por aparência. 2 - "emunah do Ungido": Devemos seguir a fé do Ungido de Elohim, não apenas acreditar nele que nos torna justos, mas obedecer da mesma forma como ele obedeceu.
_______________________________