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Livro: Israelitas em Roma Cap: 9

1 Digo a emet no Ungido, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Ruach do Santo,
2 que tenho grande tristeza e incessante dor no meu lev.
3 Porque eu mesmo desejaria ser separado do Ungido, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
4 os quais são yisraelitas, de quem é a adoção, e a grandeza, e as alianças, e a promulgação da toráh, e o culto, e as promessas.
5 A eles pertecem os patriarcas; e de quem descende o Ungido segundo a carne, ELohim é sobre todas as coisas, bendito eternamente. Assim seja.
6 Não que a palavra de ELohim tenha falhado. Porque nem todos os que são de YisraEL são yisraelitas;
7 nem por serem descendência de Abraham são todos filhos; mas: Em Yitzhák será chamada a tua descendência.
8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de ELohim; mas os filhos da promessa são contados como descendência.
9 Porque a palavra da promessa é esta: "Por este tempo virei, e Sarah terá um filho".
10 E não somente isso, mas também a Ribka, que havia concebido de um, de Yitzhák, nosso ábba
11 ( não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de ELohim segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
12 foi-lhe dito: O maior servirá o menor.
13 Como está escrito: Amei a Yaacov, e aborreci a Esav.
14 O que podemos dizer, ? Há injustiça da parte de ELohim? De modo nenhum.
15 Porque diz a Moshe: Terei clemência de quem me aprouver ter clemência, e terei piedade de quem me aprouver ter piedade.
16 Assim, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de ELohim que usa de clemência.
17 Pois diz a Escritura a Paroh: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra.
18 Por conseguinte, tem clemência de quem quer, e a quem quer endurece.
19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem você é, que a ELohim replicas? Por acaso a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?
22 E que direis, se ELohim, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua kevod nos vasos de clemência, que de antemão preparou para a grandeza,
24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só no meio dos yehudim, mas também no meio dos não israelitas?
25 Como diz ele também em Hoshea: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.
26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vocês não são meu povo; aí serão chamados filhos de ELohim vivo.
27 Também Yeshayahu exclama acerca de YisraEL: Ainda que o número dos israelitas seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
28 Porque ele terminará a obra, e a abreviará em justiça; porque uma obra abreviada Yhwh fará sobre a terra.
29 E como antes dissera Yeshayahu: Se Yhwh dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, teríamos sido feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra.
30 O que podemos dizer? Que os não israelitas, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da emunah.
31 Mas YisraEL, que buscava a toráh da justiça, não atingiu a toráh da justiça.
32 Por que? Porque não a buscavam por meio da emunah, mas como que pelas obras da toráh. Pois tropeçaram na pedra de tropeço;
33 como está escrito: Eu ponho em Tzion uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será envergonhado.


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