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Livro: Israelitas em Roma Cap: 4

1 O que podemos dizer, que Avraham, nosso ábba segundo a carne, alcançou?
2 Porque, se Avraham foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de ELohim.
3 Pois, que diz a Escritura? Avraham creu em ELohim, e isso foi contado como justiça para ele.
4 Ora, ao que trabalha, a recompensa não é tida como benevolência, mas sim como dívida;
5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o infiel, a sua emunah é contada como justiça;
6 Como também David descreve a bênção do homem a quem ELohim imputa a justiça sem as obras,
7 dizendo: Benditos aqueles cujas transgressões são perdoadas, e cujos transgressões são cobertos.
8 Bendito o homem a quem YHVH não imputará o erro.
9 Vem esta bênção sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a emunah foi imputada a Avraham como justiça.
10 Como, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão.
11 E recebeu o sinal da circuncisão, um selo da justiça da emunah que ele teve sendo ainda incircunciso; para que ele fosse o ábba de todos os que creem, embora não sejam circuncidados, a fim de que a justiça também lhes seja imputada,
12 e ábba dos circuncisos aos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela emunah de nosso ábba Avraham, que ele teve sendo ainda incircunciso.
13 Pois, a promessa de que ele seria herdeiro do mundo, não veio a Avraham, ou à sua descendência, pela toráh, mas pela justiça da emunah.
14 Pois, se os que são da toráh são herdeiros, logo a emunah é anulada e a promessa se torna sem efeito.
15 Porque a toráh opera a ira; mas onde não há toráh também não há transgressão.
16 Por conseguinte, é por meio da emunah, para que seja pela benevolência; a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da toráh, mas também à que é da emunah de Avraham, o qual é ábba de todos nós.
17 (como está escrito: Por ábba de muitas nações te constituí) perante aquele em quem ele creu, a saber, ELohim, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.
18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse ábba de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;
19 e não sendo fraco na emunah, não considerou seu próprio corpo já amortecido, tendo cerca de cem anos, nem o amortecimento do ventre de Sarah;
20 Não vacilou diante da promessa de ELohim pela incredulidade; antes foi forte na emunah, dando kevod a ELohim,
21 e estando plenamente convicto de que o que ele havia prometido, era também poderoso para o cumprir.
22 Por conseguinte, isso lhe foi imputado como justiça.
23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado;
24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, se crermos naquele que reviveu dos mortos a Yeshua nosso Mestre;
25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e foi ressuscitado para a nossa justificação.

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