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Livro: Israelitas em Roma Cap: 3

1 Que vantagem, tem o yehudi? Ou qual o proveito da circuncisão?
2 Muito, em todo sentido; especialmente porque a eles foram confiados os oráculos de ELohim.
3 E daí se alguns deles não creram? Por acaso a sua incredulidade anulará a emunah de ELohim?
4 De modo nenhum; antes seja ELohim verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.
5 Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de ELohim, que podemos dizer? Acaso é ELohim injusto, por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)
6 De modo nenhum; do contrário, como julgará ELohim o mundo?
7 Mas, se a minha mentira ressalta a veracidade de ELohim, para sua kevod, por que sou eu ainda julgado como transgressor?
8 E em vez disso (como alguns, caluniosamente, afirmam que dizemos): Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.
9 Pois quê? Somos melhores do que eles? Não, de modo algum. Pois já demonstramos que, tanto yehudim como não israelitas, todos estão debaixo do erro;
10 como está escrito: Não há nenhum tzadik, nem um sequer.
11 Não há ninguém que entenda; ninguém que busque a ELohim.
12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.
13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas usam de engano; veneno de serpentes está debaixo dos seus lábios;
14 cuja boca está cheia de maldição e amargura.
15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
16 Nos seus caminhos há destruição e miséria;
17 e não conheceram o caminho da shalom.
18 Não há temor de ELohim diante dos seus olhos.
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a toráh diz, o diz aos que estão debaixo da toráh, para que toda boca se cale e todo o mundo seja culpável perante ELohim.
20 Uma vez que pelas obras da toráh nenhuma carne será justificada diante dele; pois mediante a toráh há o conhecimento do erro.
21 Mas agora, a justiça de ELohim, sem a toráh, é manifesta, testemunhada pela toráh e pelos navim;
22 isto é, a justiça de ELohim, que é por meio da emunah de Yeshua o Ungido, para todos e sobre todos os que creem; pois não há distinção.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da kevod de ELohim;
24 sendo justificados gratuitamente pela sua benevolência, mediante a libertação que há no Ungido Yeshua,
25 o qual ELohim propôs como propiciação, por meio da emunah no seu sangue, para declarar a sua justiça para a remissão das transgressões passados, mediante a tolerância de ELohim;
26 para declarar, neste tempo presente, a sua justiça, para que ele seja tzadik e também o justificador daquele que crê em Yeshua.
27 Onde, então, está a presunção? Foi excluída. Por que toráh? Das obras? Não; mas pela toráh da emunah.
28 Concluímos, então, que o homem é declarado tzadik por meio da emunah, sem as obras da toráh?
29 ? acaso ELohim somente dos yehudim? Não é também dos não israelitas? Também dos não israelitas, certamente,
30 visto que ELohim é um só, o qual justificará a circuncisão por meio da emunah, e, mediante a emunah, a incircuncisão.
31 Anulamos, a toráh por meio da emunah? De modo nenhum! Antes, estabelecemos a toráh.

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