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Livro: Israelitas em Roma Cap: 2

1 Por conseguinte, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, quando julgas; porque naquilo em que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois tu que julgas, praticas as mesmas coisas.
2 E bem sabemos que o juízo de ELohim é segundo a emet, contra os que tais coisas praticam.
3 E pensas tu, ó homem que julgas os que praticam tais coisas e, contudo, pratica-as também, que escaparás ao juízo de ELohim?
4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de ELohim te conduz ao arrependimento?
5 Mas, segundo a tua dureza e teu lev impenitente, entesouras contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do tzadik juízo de ELohim,
6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras:
7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram kevod, honra e incorruptibilidade.
8 Mas ira e indignação aos contenciosos, que não obedecem à emet, mas obedecem à injustiça.
9 Tribulação e angústia sobre a nefesh de todo homem que pratica o mal, primeiramente do Yehudi, e também do não israelita;
10 Mas kevod, honra e shalom a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao Yehudi, e também ao não israelita.
11 Pois ELohim não faz acepção de pessoas.
12 Porque todos os que sem toráh pecaram, sem toráh também perecerão; e todos os que debaixo da toráh pecaram, pela toráh serão julgados.
13 (Pois não são tzadikim diante de ELohim os simples ouvidores da toráh; mas os que praticam a toráh serão justificados.
14 Porque, quando os não israelitas, que não têm a toráh, fazem por natureza as coisas da toráh, eles, embora não tendo a toráh, são toráh para si mesmos,
15 pois mostram a obra da toráh escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os),
16 no dia em que ELohim há de julgar os segredos dos homens, por Ungido Yeshua, segundo as boas mensagens.
17 Vê, tu és chamado Yehudi, e repousas na toráh, e te exaltais em ELohim;
18 e conheces a sua vontade e aprovas as coisas mais excelentes, sendo instruído pela toráh;
19 e estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
20 instruidor dos néscios, adon de crianças, que tens na toráh a forma do conhecimento e da emet.
21 Tu, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes erros gravíssimo?
23 Tu, que te exaltais na toráh, desonras a ELohim pela transgressão da toráh?
24 Pois, como está escrito, o nome de ELohim é blasfemado entre os não israelitas por sua causa.
25 Porque a circuncisão é, na emet, proveitosa, se guardares a toráh; mas se tu és transgressor da toráh, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão.
26 Se, a incircuncisão guardar a justiça da toráh, acaso essa incircuncisão não será contada como circuncisão?
27 E se o que por natureza é incircunciso, cumprir a toráh, não te julgará a ti, que com a letra e a circuncisão és transgressor da toráh?
28 Porque não é Yehudi quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne.
29 Mas Yehudi é aquele que o é interiormente, e circuncisão a que é do lev, no ruach, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de ELohim.

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