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Livro: Yochanan - João Cap: 7

1 Depois disto andava Yeshua pela Hagalil; pois não queria andar pela Judéia, porque os yehudim procuravam matá-lo.
2 Ora, estava próxima a festa dos yehudim, a dos tabernáculos.
3 Disseram a ele, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus talmidim vejam as obras que fazes.
4 Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
5 Pois nem seus irmãos criam nele.
6 Disse-lhes, então, Yeshua: Ainda não é chegado o meu tempo; mas o seu tempo sempre está presente.
7 O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, uma vez que dele testifico que as suas obras são más.
8 Subi vocês à festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda não é chegado o meu tempo.
9 E, havendo-lhes dito isto, ficou na Hagalil.
10 Mas quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não publicamente, mas como em secreto.
11 Ora, os yehudim o procuravam na festa, e perguntavam: Onde está ele?
12 E era grande a murmuração a respeito dele entre as multidões. Diziam alguns: Ele é bom. Mas outros diziam: não, antes engana o povo.
13 Contudo ninguém falava dele abertamente, por medo dos yehudim.
14 Estando, a festa já em meio, subiu Yeshua ao templo e começou a ensinar.
15 Então os yehudim se admiravam, dizendo: Como sabe este letras, sem ter estudado?
16 Yeshua respondeu a eles: A minha crença não é minha, mas daquele que me enviou.
17 Se alguém quiser fazer a vontade de ELohim, há de saber se a crença é dele, ou se eu falo por mim mesmo.
18 Quem fala por si mesmo busca a sua própria kevod; mas o que busca a kevod daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
19 Não vos deu Moshe a toráh? No entanto nenhum de vocês cumpre a toráh. Por que procurais matar-me?
20 Respondeu a multidão: Tens shed; quem procura matar-te?
21 Replicou-lhes Yeshua: Uma só obra fiz, e todos vocês admirais por causa disto.
22 Moshe ordenou vocês a circuncisão (não que fosse de Moshe, mas dos pais), e no shabat circuncidais um homem.
23 Ora, o homem que recebe a circuncisão no shabat, para que a toráh de Moshe não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no shabat tornei um homem inteiramente são?
24 Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo.
25 Diziam então alguns dos de Yerushalaim: Não é este o que procuram matar?
26 E veja que ele está falando abertamente, e nada lhe dizem. Será que as autoridades realmente o reconhecem como o Ungido?
27 Entretanto sabemos de onde este é; mas, quando vier o Ungido, ninguém saberá de onde ele é.
28 Yeshua, levantou a voz no templo e ensinava, dizendo: Sim, vocês me conheceis, e sabeis de onde sou; contudo eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vocês não conheceis.
29 Mas eu o conheço, porque dele venho, e ele me enviou.
30 Procuravam, prendê-lo; mas ninguém lhe deitou as mãos, porque ainda não era chegada a sua hora.
31 Contudo muitos da multidão deram crédito a ele, e diziam: Será que o Ungido, quando vier, fará mais sinais do que este tem feito?
32 Os parushim ouviram a multidão murmurar estas coisas a respeito dele; e os principais kohanim e os parushim mandaram guardas para o prenderem.
33 Então disse Yeshua: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou.
34 Vocês me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vocês não podeis vir.
35 Disseram, os yehudim uns aos outros: Para onde irá ele, que não o acharemos? Irá, acaso, à Dispersão entre os gregos, e ensinará os gregos?
36 Que palavra é esta que disse: Buscar-me-veja, e não me achareis; e, Onde eu estou, vocês não podeis vir?
37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Yeshua pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38 Quem ¹acredita em mim, ²como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.
[#26367] 39 Ora, isto ele disse a respeito do ruach que haviam de receber os que nele cressem; pois o ruach ainda não fora dado, porque Yeshua ainda não tinha sido exaltado.
40 Então alguns no meio do povo, ouvindo essas palavras, diziam: Verdadeiramente este é o navi.
41 Outros diziam: Este é o Ungido; mas outros replicavam: Vem, o Ungido da Hagalil?
42 Não diz a Escritura que o Ungido vem da descendência de David, e de ¹Beit Lehem, a aldeia de onde era David?
[#26371] 43 Assim houve uma dissensão entre o povo por causa dele.
44 Alguns deles queriam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs as mãos.
45 Os guardas, foram ter com os principais dos kohanim e parushim, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes?
46 Responderam os guardas: Nunca homem algum falou assim como este homem.
47 Replicaram-lhes, os parushim: Também vocês fostes enganados?
48 Creu nele acaso alguma das autoridades, ou alguém no meio dos parushim?
49 Mas esta multidão, que não sabe a toráh, é amaldiçoada.
50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Yeshua, perguntou-lhes:
51 A nossa toráh, acaso, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz?
52 Responderam-lhe eles: Você é também da Hagalil? Examina e vê que da Hagalil não surge navi.

Comentários:

ID Passagem
26367 Yochanan - João 7 : 38
1 - "acredita" : em outras bíblia "crer" 2 - "como diz as escrituras": Devemos entender a vinda de Yeshua e seu papel, como diz as escrituras e não como dizem os mitos filosóficos.
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26371 Yochanan - João 7 : 42
1 - "Beit Lehem" Traduzido por "Belém" que significa casa do pão. Belém foi identificada com a antiga Efrata (Gn 35,19-20; 48,7; Rt 4,11), e é chamada de Belém Efrata (Mq 5,1). Localizada na zona montanhosa de Judá, a cidade também era designada como Belém de Judá (Jz 17,7-9; Mt 2,5s; Sm 17,12), possivelmente para distingui-la de Belém de Zebulon (Js 19,15), e a ??cidade de Davi? (Lc 2,4). A cidade é mencionada pela primeira vez no Tanach como a cidade mais próxima ao local onde a matriarca abraâmica Raquel teria morrido, sendo então enterrada ??no caminho de Efrata, que é Belém? (Gn 48,7). O túmulo de Raquel, segundo a tradição, encontra-se na entrada da cidade, sendo respeitado por judeus. ? em Belém que a história de Rute e Noemi se desenrola (Rt 1,19.22). De acordo com o livro de Rute, o vale a leste da cidade é onde Rute de Moabe respigou os campos e retornou à cidade com Noemi.
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