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Livro: Daniel Cap: 2

1 Ora no segundo ano do reinado de Nebukadnesar, teve Nebukadnesar uns sonhos; e o seu ruach se perturbou, e passou-se-lhe o sono.
2 Então o melech mandou chamar os magos, os encantadores, os adivinhadores, e os Casdim, para que declarassem ao melech os seus sonhos; eles vieram, e se apresentaram diante do melech.
3 E o melech lhes disse: Tive um sonho, e para saber o sonho está desvairado o meu ruach.
4 Os Casdim disseram ao melech em aramaico: Ó melech, vive eternamente; dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação.
5 Respondeu o melech, e disse aos Casdim: Esta minha palavra é irrevogável: se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as suas casas serão feitas um monturo;
6 mas se vocês me declarardes o sonho e a sua interpretação, recebereis de mim dádivas, recompensas e grande honra. Por conseguinte declarai-me o sonho e a sua interpretação.
7 Responderam pela segunda vez: Diga o melech o sonho a seus servos, e daremos a interpretação.
8 Respondeu o melech, e disse: Bem sei eu que vocês quereis ganhar tempo; porque vedes que a minha palavra é irrevogável.
9 Se não me fizerdes saber o sonho, uma só sentença será a sua; vocês preparastes palavras mentirosas e perversas para as proferirdes na minha presença, até que se mude o tempo. Por conseguinte dizei-me o sonho, para que eu saiba que me podeis dar a sua interpretação.
10 Responderam os Casdim na presença do melech, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa cumprir a palavra do melech; nenhum melech, por grande e poderoso que fosse, tem exigido coisa semelhante de algum mago ou encantador, ou caldeu.
11 A coisa que o melech requer é difícil, e ninguém há que a possa declarar ao melech, senão os elohim, cuja morada não é com a carne mortal.
12 Então o melech muito se irou e enfureceu, e ordenou que matassem a todos os sábios de Bavel.
13 Saiu, o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniyel e aos seus companheiros, para que fossem mortos.
14 Então Daniyel falou avisada e prudentemente a Arioque, capitão da guarda do melech, que tinha saído para matar os sábios de Bavel;
15 disse a Arioque, capitão do melech: Por que é o decreto do melech tão urgente? Então Arioque explicou o caso a Daniyel.
16 Ao que Daniyel se apresentou ao melech e pediu que lhe designasse o prazo, para que desse ao melech a interpretação.
17 Então Daniyel foi para casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Ozoriyah, seus companheiros,
18 para que pedissem clemência ao Criador do céus sobre este mistério, a fim de que Daniyel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o resto dos sábios de Bavel.
19 Então foi revelado o mistério a Daniyel numa visão de noite; pelo que Daniyel louvou o Criador do céus.
20 Disse Daniyel: Seja bendito o nome do Criador para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força.
21 Ele muda os tempos e as estações; ele remove os melechim e estabelece os melechim; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos.
22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.
23 Ó ELohim de meus pais, a ti dou ações de benevolêcia e louvor porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos; nos fizeste saber este assunto do melech.
24 Por isso Daniyel foi ter com Arioque, ao qual o melech tinha constituído para matar os sábios de Bavel; entrou, e disse assim: Não mates os sábios de Bavel; introduze-me na presença do melech, e lhe darei a interpretação.
25 Então Arioque depressa introduziu Daniyel à presença do melech, e disse assim: Achei no meio dos filhos dos cativos de Yehudah um homem que fará saber ao melech a interpretação.
26 Respondeu o melech e disse a Daniyel, cujo nome era Beltessazar: Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação?
27 Respondeu Daniyel na presença do melech e disse: O mistério que o melech exigiu, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhadores lhe podem revelar;
28 mas há um ELohim no céus, o qual revela os mistérios; ele, fez saber ao melech Nebukadnesar o que há de suceder nos últimos dias. O teu sonho e as visões que tiveste na tua cama são estas:
29 Estando tu, ó melech, na tua cama, subiram os teus pensamentos sobre o que havia de suceder no futuro. Aquele, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.
30 E a mim me foi revelado este mistério, não por ter eu mais sabedoria que qualquer outro vivente, mas para que a interpretação se fizesse saber ao melech, e para que entendesses os pensamentos do teu lev.
31 Tu, ó melech, na visão olhaste e veja uma grande estátua. Esta imensa estátua, de excelente esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
32 A cabeça dessa estátua era de ouro fino; o peito e os braços de prata; o ventre e as coxas de bronze;
33 as pernas de ferro; e os pés em parte de ferro e em parte de barro.
34 Estavas vendo isto, quando uma pedra se descolou da montanha, sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como o pó da debulha do trigo durante o verão, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra.
36 Este é o sonho; agora diremos ao melech a sua interpretação.
37 Tu, ó melech, és melech de melechim, a quem o Criador do céus tem dado o malchut, o poder, a força e a grandeza;
38 e em cuja mão ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do céus, e te fez reinar sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.
39 Depois de ti se levantará outro malchut, inferior ao teu; e um terceiro malchut, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra.
40 E haverá um quarto malchut, forte como ferro, uma vez que o ferro a tudo esmiúça e quebra; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele quebrantará e esmiuçará.
41 Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um malchut dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, que viste o ferro misturado com barro de lodo.
42 E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o malchut será forte, e por outra será frágil.
43 Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão pelo casamento; mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
44 Mas, nos dias desses melechim, o Criador do céus suscitará um malchut que não será jamais destruído; nem a soberania deste reino passará a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
45 Uma vez que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Criador faz saber ao melech o que há de suceder no futuro. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.
46 Então o melech Nebukadnesar caiu com o rosto em terra, e reverenciou a Daniyel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves.
[#21805] 47 Respondeu o melech a Daniyel, e disse: Verdadeiramente, o seu Criador é ELohim dos elohim, e Yhwh dos melechim, e o revelador dos mistérios, pudeste revelar este misterio.
48 Então o melech engrandeceu a Daniyel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador sobre toda a província de Bavel, como também o fez chefe principal de todos os sábios de Bavel.
49 A pedido de Daniyel, o melech constituiu superintendentes sobre os negócios da província de Bavel a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniyel permaneceu na corte do melech.


Comentários:

ID Passagem
21805 Daniel 2:46
Daniel 2:46 – adorou ou reverênciou? Nessa passagem, o rei Nabucodonosor faz uma reverência a Daniel. Mas, muitas bíblias trazem a expressão “Adorou?. Essa palavra não está totalmente errada, se você levar em consideração que, em nosso idioma, essa mesma palavra, pode ser compreendida de forma não cultual. Por exemplo: Alguém diz “adoro sorvete de morango?, será que o morango é um deus? É lógico que a pessoa não está adorando de forma cultual o sorvete. Mas mesmo assim, essa palavra “adorar? é tendenciosa à forma cultual. Algumas bíblias resolveram usar outras palavras, por exemplo: reverenciar, honrar ou em sinal de respeito. É claro como a luz do dia que, Daniel já mais aceitaria uma adoração de forma cultual. Daniel era um fiel servo de Adonai e não permitiria ser adorado como um deus. Daniel entendia que, Nabucodonosor estava o reverenciando como alguém que tinha a Luz do Verdadeiro Elohim. Na LXX (Septuaginta) a palavra encontrada nessa passagem é “proskneu?, que denota um ato de beijar a mão, ou mesmo honrar alguém, reconhecer que o outro é superior. Na bíblia de Jerusalém, a passagem se encontra dessa forma: “..prostrou-se com rosto em terra e inclinou-se perante Daniel…?. Em outras Bíblias, é comumente usada a mesma palavra que foi traduzida por “adorar?, e dessa forma, poderá levar o leitor a entender algo, que a Bíblia não intenciona.
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