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Livro: Mishle - Provérbios Cap: 8

1 Não clama acaso a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz?
2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca.
3 Junto às portas, à entrada da cidade, e à entrada das portas está clamando:
4 A vocês, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5 Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria.
6 Ouvi vocês, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a equidade.
7 Porque a minha boca profere a emet, os meus lábios abominam a impiedade.
8 Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nada tortuosa nem perversa.
9 Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento.
10 Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido.
11 Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.
12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.
13 O temor de Yhwh é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.
14 Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
15 Por mim reinam os melechim, e os príncipes decretam o que tzadik.
16 Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os shoftim da terra.
17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão.
18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.
19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida.
20 Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça,
21 dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros.
22 Yhwh ¹me criou como a primeiro das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
[#16625] 23 Desde a eternidade fui constituído, desde o princípio, antes de existir a terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,
26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
28 quando estabelecia a vastidão em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,
29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,
30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31 folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
32 Agora, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos.
33 Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis.
34 Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta.
35 Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor de Yhwh .
36 Mas o que errar contra mim fará mal à sua própria nefesh; todos os que me odeiam amam a morte.


Comentários:

ID Passagem
16625 Mishle - Provérbios 8 : 22
1 - "...me criou...": Embora o texto inicie falando sobre a sabedoria do Eterno, porém o judaísmo rabínico entende que o restante do texto refere-se ao Messias vindouro, o Talmud Judaico baseado nas revelações de Provérbios também confirma o que Shaul declarou, vejamos estas citações do Talmud Judaico sobre a preexistência do Messias: Midrash Tanchuma: "Foi exaltado acima de Avraham, exaltado acima de Moshê, e ainda mais exaltado do que os Arcanjos. O mundo foi criado para o Moshiach? (Talmud - Tratado San'hedrín 98b; Midrásh Pessíkta Rabáti 34:6) “O Messias existia antes da criação do mundo e também estava presente na criação do mesmo? (Midrásh Gênesis Rabá 1:4) Nedarim 39b: “... Sete coisas foram criadas antes do mundo: A Torah, o arrependimento, o Jardim do Éden, o Guehinom, o Trono de Glória, o Templo, e o nome do Messias.? Pesikta Rabbati, Piska 33: “Você encontrará que no comecinho da criação do universo, o Rei Messias já veio a ser, porque ele já existia no pensamento do Eterno muito antes de o universo ter sido criado. Da sua existência as Escrituras dizem, ‘e brotou um tronco de Jessé’ (Isaias 11:1), não diz ‘e brotará’, implicando que o ‘rebento’ da raiz de Jessé já veio a existir.? Era exatamente este também o entendimento dos nazarenos históricos, razão na qual levou Shaul a se referir ao Messias como o Primogênito de toda a Criação.
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